top of page

Motivos para visitar a Islândia além da Aurora Boreal.


ree
Zona Central de Reykjavik.

O turismo na Islândia cresce a cada ano e tem se tornado importante receita para a economia do país. Uma ilha no meio do mar do atlântico que, com seus 103.000 km², tem menos da metade do tamanho do estado de São Paulo. "Nascido" do acúmulo do magma expelido por uma fissura na junção das placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia, a Islândia é um país repleto de vulcões ativos, e o fato de estar localizado dentro do círculo polar ártico faz com que sua natureza seja rica em contrastes, proporcionando paisagem de uma beleza exótica em todo seu território. Por essa descrição já é possível perceber que Aurora Boreal não é o único atrativo da Islândia, é claro que vamos falar dela também, e é sem dúvida a cereja do bolo, mas como é algo que só podemos ver a noite é importante conhecer nossas opções durante o dia também. Culturalmente os Islandeses são um povo a frente do nosso tempo em relação a diversos assuntos em alta no momento. O primeiro país a eleger uma mulher ao cargo de presidente, o primeiro país a eleger uma primeira ministra assumidamente homossexual, ou seja, faz parte da cultura o convivo harmonioso com as diferenças e onde todos os turistas se sentem bem acolhidos.

A vida noturna por lá também é muito animada, existe uma grande opção de bares e variedade de restaurantes na capital Reykjavik onde você come muito bem. Após jantar você pode sair e se divertir madrugada adentro em uma das muitas casas noturnas que tem por lá. Mas atenção! Eu gostaria de dizer que há restaurantes para todos os tipos de bolso, mas mesmo os restaurantes mais baratos ainda são caros para os padrões brasileiros. É muito comum você encontrar vídeos de americanos e europeus no youtube falando dos altos gastos que tiveram na viagem à Islândia. E se para um americano o valor é alto, imagine então para quem vive em países com a moeda desvalorizada em relação ao dólar. Concordo com aquele ditado que diz que "quem converte não se diverte", mas principalmente se você viaja no estilo mochilão lowcost, tenha em mente que até um cachorro quente será o mais caro que você já comeu. É importante ter em mente na hora de montar seu roteiro que os custos com hospedagem e alimentação vão ser mais elevado do que o comum pra quem costuma viajar pra Europa.

Benefícios de viajar em grupo:

Se por um lado comer, se hospedar e locomover tem um alto custo, por outro, quando você está em grupo e viajam ao redor do País (isso só é possível se vocês alugam um carro), a maioria das atividades que você faz durante o dia são visitas a parque nacionais, vulcões, geysers..., ou seja, locais com entrada gratuita ou que cobram apenas pelo estacionamento. Você pode visitar uma infinidade de locais maravilhosos, conhecer cachoeiras, visitar rios de água quente e hotsprings "secretos", fazer caminhada em montanhas. No final das contas o alto custo que você tem apenas para estar lá, acaba sendo compensado pelo baixo ou nenhum custo que a maioria das atividades têm.


Passeios pagos recomendados para quem viaja sozinho:


Para quem viaja sozinho, a menos que seu budget seja alto, o custo de locação de um carro, e principalmente o custo do combustível, podem inviabilizar uma volta ao redor do país. Nesse caso, ao chegar em Reykjavik é comum encontrar agências de viagem oferecendo caçadas a Áurora Boreal, tour pelo Golden Circle e também um tour em direção ao parque nacional Vatnajökull onde irá caminhar sobre um glaciar e visitar cavernas de gelo. Sobre caçar aurora não preciso nem falar se vale a pena ou não o passeio, mas os outros 2 mencionados também são incríveis e se você se dispôs a visitar esse lindo país, sugiro não os deixar de fora dos seus planos ou correrá o risco de um arrependimento eterno.

No Golden Circle tour você irá, em um único dia, conhecer as principais atrações turísticas do lado oeste da ilha. Cachoeiras como Gulfoss(maior queda d´ água do país), Geysir em Stokkur e presenciar o encontro de duas placas tectônicas no Parque Þingvellir, onde inclusive você pode fazer um mergulho em silfra, sobre a fenda, onde é possível tocar nas duas placas ao mesmo tempo (América do Norte e Eurásia).

ree
Caverna de Gelo no Parque Nacional Vatnajökull.

Blue Lagoon:

Formado acidentalmente, dos rejeitos de uma usina termelétrica nos arredores de Reykjavik, esse lago termal é um dos pontos mais visitados por turistas. Um resort foi construído às suas margens e hoje recebem diariamente centenas de pessoas que vem se banhar em suas águas azuladas. Além de agradavelmente quentes, também são conhecidas por suas propriedades curativas. A coloração azul clara se dá pela presença abundante de uma sílica extremamente fina na água. É uma água tão rica em sais minerais que tem que ser completamente trocada a cada 3 dias ou o lago iria assorear e se tornar uma poça de lama gigante. Eu particularmente prefiro visitar rios de águas termais em lugares mais inóspitos em meio a natureza, mas essa á uma ótima opção pra você relaxar no final de um dia cansativo.

ree
Bluee Lagoon. 10 em cada 10 turistas querem conhecer.

Sobre a Aurora Boreal irei escrever um texto exclusivo, mas o que posso adiantar é que a Islândia é um dos melhores lugares no mundo para assistir ao fenômeno, pois além de estar dentro do círculo polar ártico, é um país que também está dentro do "cinturão de Aurora". Mas também irei falar melhor sobre isso num próximo texto, eu prometo.

ree
Aurora boreal vista sobre a montanha Kirkjufell, um dos nossos pontos de parada.

Enfim, motivos não lhe faltam para visitar esse país, repleto de coisas incríveis pra se fazer tanto no inverno quanto no verão. Atualmente minha missão é reunir pessoas que viajariam sozinhas, em pequenos grupos, tornando acessível e inesquecível a todos uma viagem ao redor da ilha.

Espero vocês na Islândia.

 
 
 

Comentários


Link do Whatsapp
bottom of page